O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais práticos dentro de uma cozinha, já que ele consegue aquecer em pouco tempo alimentos que vão desde uma xícara de leite até um prato com o almoço que ficou na geladeira.
Para quem está pensando em comprar em um microondas Electrolux ou ainda quer trocar seu aparelho por um modelo mais moderno, por exemplo, é interessante saber que suas funções vão além do mero aquecimento.
Sendo assim, hoje vamos mostrar todas as funcionalidades que esse eletrodoméstico tem, assim como os cuidados necessários para garantir uma maior durabilidade e bom funcionamento do aparelho.
Quais as funções de um micro-ondas?
Aquecimento
O micro-ondas foi projetado inicialmente para realizar o aquecimento de alimentos. Seu diferencial em relação ao forno, porém, é que esse processo é feito de dentro para fora, por meio da emissão de ondas eletromagnéticas que, ao agitarem as moléculas de gordura, açúcar e água geram calor.
Descongelamento
Outro mecanismo interessante desse eletrodoméstico é a possibilidade de descongelar alimentos congelados com muito mais praticidade. Geralmente, existem botões em que você escolhe o tipo e até mesmo o peso do alimento, garantindo um processo mais eficiente.
Cozimento
O micro-ondas também tem a capacidade de cozinhar alguns alimentos, tais como milho de pipoca, arroz, batata, brigadeiro e até mesmo carnes. Inclusive, há botões específicos que você aciona para esse tipo de cozimento, já que eles determinam a potência e o tempo necessário de acordo com cada item.
Grill
Nem todo mundo sabe, mas alguns modelos de micro-ondas também funcionam como uma espécie de grill, o que permite que alimentos como queijos e carnes sejam gratinados e/ou dourados.
Cozimento a vapor
A depender do modelo, outra funcionalidade que o aparelho pode ter é a de cozimento a vapor, garantindo que sua comida tenha seus nutrientes mais preservados, mantendo-a mais saudável.
Funções de segurança
Quem tem criança, sabe da necessidade de redobrar os cuidados com a segurança do lar, o que abrange também os eletrodomésticos. No caso do micro-ondas, existem aparelhos que bloqueiam o teclado ou ainda têm algum tipo de trava de segurança que dificulta a abertura do aparelho pelos pequenos.
Autolimpeza e tira odor
Outro mecanismo interessante em um micro-ondas é o de autolimpeza e/ou tira odor. Ele auxilia na melhor higienização interna do aparelho sem tanto esforço. Para isso, usa-se um recipiente específico com água. Ele vai ser aquecido e é exatamente o vapor gerado que vai ajudar na limpeza e remoção do mau cheiro.
Cuidados básicos com o micro-ondas
Em se tratando de cuidados com o uso do micro-ondas, devemos considerar o tipo de material que é usado dentro do aparelho. Existem materiais que são, de fato, seguros, enquanto outros podem liberar substâncias tóxicas com o aquecimento. O metal pode gerar até faísca, colocando em risco o eletrodoméstico e a sua vida.
Lembre-se também de cobrir os alimentos com uma tampa plástica específica para micro-ondas ou filme plástico, de modo a evitar respingos e sujeira no aparelho. Quando for aquecer uma comida de grandes proporções ou pesada, recomenda-se virar a peça de tempos em tempos para garantir mais uniformidade na cocção.
No caso do descongelamento de alimentos, não é recomendado deixar o item fora da geladeira por muito tempo antes de ir ao micro-ondas, pois a temperatura ambiente facilita a propagação de bactérias. Portanto, ao descer um item congelado, leve-o o mais rápido possível para o micro-ondas.
Mesmo que seu aparelho tenha a função de autolimpeza ou tira odor, é importante observar se existe algum resíduo de comida no seu interior – até porque o acúmulo de sujeira pode acabar reduzindo o seu desempenho. Com o aparelho desligado da tomada, passe um pano úmido com detergente e depois seque com um pano seco.